Resenha:O Caçador de Pipas


Resumo:  Amir e Hassan cresceram juntos, exatamente como seus pais. Apesar de serem de etnias, sociedades e religiões diferentes,Amir e Hassan tiveram uma infância em comum, com brincadeiras filmes e personagens. O laço que os une é muito forte: mamaram do mesmo leite, e apenas depois de muitos anos Amir pôde sentir o poder dessa relação.
  Amir nunca foi o mais bravo ou nobre, ao contrário de Hassan, conhecido por sua coragem e dignidade. Hassan, que não sabia nem ler nem escrever, era muitas vezes o mais sábio, com uma aguda percepção dos acontecimentos e dos sentimentos das pessoas. E foi esse mesmo Hassan que decidiu quem Amir seria, durante a batalha da pipa azul, uma pipa que mudaria o destino de todos. No inverno de 1975, Hassan deu a Amir a chance de ser um grande homem, de alterar sua trajetória e se livrar daquele enjoo que sempre o acompanhava, a náu
sea que denunciava sua covardia. Mas Amir não enxergou sua redenção.
  Muito depois de desperdiçada a última chance. Hassan, a calça de veludo cotelê marrom e a pipa azul o fizeram voltar ao Afeganistão, não mais àquele que ele abandonara a vinte anos, mas ao Afeganistão oprimido e destruído pelo regime Talibã. Amir precisava se redimir daquele que foi o maior engano da sua vida, daquele dia em que o inverno foi mais cruel.
Minha opinião sobre o livro: Apesar de o começo do livro ser um pouco parado o final é surpreendente e muito tocante. É um livro muito emotivo e com uma história marcante.
Frases
"Sempre dói mais ter algo e perdê-lo do que não ter aquilo desde o começo."
“Pode ser injusto, mas o que acontece em poucos dias, às vezes até uma única vez, pode alterar o rumo da sua vida inteira”.
"...descobri que não é verdade o que dizem a respeito do passado, essa história de que podemos enterrá-lo.Porque,de um jeito ou de outro, ele sempre consegue escapar."
"Por você, eu faria isso mil vezes"
"E esse é o problema das pessoas que são sinceras: acham que todo mundo também é."
"Mas o tempo pode ser uma coisa bem voraz, às vezes se apodera de todos os detalhes só para si mesmo."
"Abri a boca e quase disse algo. Quase. O resto da minha vida poderia ter sido diferente se eu tivesse dito alguma coisa naquela hora. Mas, não disse. Só fiquei olhando. Paralisado"
"Antes de se sacrificar por alguém, pense nisso: será que ele faria a mesma coisa por mim?"
"Mas é melhor uma verdade que dói do que uma mentira que conforta."
"É assim que as crianças lidam com o terror. Adormecem."


0 comentários:

Postar um comentário